Com casa cheia, Brincantti faz sucesso e responde a críticas
Cerca de 600 pessoas prestigiaram o espetáculo teatral ‘Sua Excelência, o Candidato’, do Movimento Cultural Brincantti, realizado no sábado (18) e no domingo (19), no Anfiteatro do Centro Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato (Escola Modelo), em Artur Nogueira.
No final da apresentação de sábado, os atores agradeceram a presença do público e desabafaram que, ao contrário do que algumas pessoas comentam, Artur Nogueira não possui monopólio cultural. “Fazemos o que fazemos por amor a arte. Criticar muitas vezes é fácil para aqueles que não fazem nada para a Cultura do município”, afirma o ator, Ricardo Adorno.
O protagonista Celso Lauro disse que o espetáculo realiza um sonho. “Não foi fácil. Por vários momentos achei que não conseguiríamos apresentar. Mas tudo deu certo. Estou muito satisfeito e feliz com o desempenho dos atores e carinho do público”, afirma o ator.
O secretário de Educação, Marcos Roberto Campos (Marquinhos), disse que a Prefeitura abre espaço para todos os grupos artísticos da cidade. “Todos aqueles que se interessam pela arte sempre terá espaço para mostrar seu talento. É um erro dizer que o Brincantti monopoliza a cultura no município. Hoje, outros grupos também colaboram para o setor, tais como a Corporação Musical 24 de Junho e a Cia de Dança Eliane Carneiro”, afirma Marquinhos.
A diretora do Movimento, Elaine Queiroz, desabafa e pede: “Apenas olhem para nós. Somos um livro aberto. Meu maior sonho é poder remunerar o talento desses atores”.
A peça
Escrita por Marcos Caruso e Jandira Martini, a peça conta a história de Orlando, um jovem que é filho de políticos, mas que não possui experiência na área. Para manter uma vida repleta de luxos e regalias, Orlando se candidata ao cargo de prefeito e, mesmo sendo despreparado, o jovem divulga a candidatura através da imagem da própria família. “Ele se aproveita do nome da família, que é tradicional e tem poder, porém o problema começa quando os podres da vida dele são expostos durante a campanha”, explica Celso.
Segundo os integrantes do Movimento Cultural Brincantti, o texto da peça é antigo e, ao mesmo tempo, atual, pois mostra que vários assuntos do universo político relatados no espetáculo são facilmente notados na sociedade contemporânea. “Não querendo generalizar, porém a peça mostra a corrupção não só dos políticos, mas também a corrupção humana, pois mostramos que cada personagem tenta se aproveitar do outro para ganhar de alguma forma”, conta Adorno.
Movimento Cultural Brincantti
Formado por jovens de Artur Nogueira, o grupo promove eventos culturais com o objetivo de fomentar e incentivar a diversidade cultural. O espetáculo Sua Excelência, o Candidato possui direção de Elaine Queiroz e Maria Regina Manzieri e elenco formado pelos atores Celso Lauro, Ricardo Adorno, Fabiana Ribeiro, Rogério Piva, Jade Sala, Cleber Ket, Mônica Fonseca e Fábio Carneiro.