Neste final de semana o Movimento Cultural Brincantti foi destaque no quadro "Em Cena", do Jornal da EPTV. Confira abaixo a matéria sobre o espetáculo "La Identidad".
_____________
No portal do quadro na internet também está disponível uma matéria com detalhes sobre o grupo. Confira:
De balada a Movimento Cultural Brincantti
Conheça a história do grupo que anima o público de Artur Nogueira e região
29/04/2011
Elaine descobriu que em São Paulo existia um outro grupo de teatro também chamado Brincante. A saída foi acrescentar um “t” ao nome inicial e substituir a letra “e” pelo “i”. Pronto, nascia o Brincantti.Segundo ela, brincante é aquele palhaço de rua que anima as pessoas.
A diretora afirma que é difícil - e muitas vezes fica impossível - administrar sozinha toda a equipe, por isso delega funções entre os integrantes e cada um tem uma responsabilidade.
Os artistas que formam o Brincantti realizam tarefas paralelas ao teatro. São estudantes e profissionais de áreas distintas que veem na cultura uma forma de transmitir mensagens ao público.
Celso Ricardo Lauro, 24 anos, é instrutor de informática e divide o seu tempo com os espetáculos e intervenções teatrais que encena. "Procuro me organizar para realizar todas as tarefas da melhor maneira possível", comenta.
Celso garante que dentro do grupo não existe preconceito e todos se entendem. Há pessoas de idades diferentes que participam da equipe e isso, segundo ele e os demais atores, só enriquece as apresentações. “Ator não pode ter preconceito”, orienta.
O grupo possui uma casa onde guarda os materiais das apresentações, cria figurinos e ensaia. Antes de existir a casa Brincantti, todo o material usado nas apresentações era guardado em locais diferentes: ficava distribuído nas residências dos atores.
Os artistas do Brincantti ainda não conseguem viver apenas do teatro. As despesas com a manutenção da casa, por exemplo, são bancadas pelos próprios integrantes.
Elaine acredita que atualmente a população não possui o hábito de frequentar o teatro. Muitos preferem assistir televisão. “A praticidade que o mundo atual impõe faz com que as pessoas fiquem em casa e não prestigiem a cultura da cidade”, opina a diretora.
Ela também acredita que é fundamental investir nas crianças e despertar o gosto pelo teatro nos pequenos. São nelas que Elaine enxerga o futuro da arte.
O Brincantti mostra-se diferente, pois não é apenas um grupo teatral. O próprio nome “Movimento Cultural Brincantti” revela a grande paixão da trupe: espalhar cultura. Ou seja, os seus artistas não ficam engessados apenas ao palco, mas realizam arte de todas as formas possíveis.
O espetáculo
"La Identidad" é abrigado em um casarão centenário. Não à toa: a proposta do grupo com a montagem é a de conduzir o espectador a vivenciar (e compartilhar) os dramas de uma família espanola recém-chegada ao Brasil. No caso, a García Martins. "A casa é um protagonista. Tem cena que não se vê, escuta", explica a diretora.
Serviço
O quê: "La Identidad"
Quando:30/04/, 07/05, 14/05 e 28/05
Horário: 20 horas (em frente à replica da estação ferroviária)
Local: Sitio São Luiz, Bairro São Bento, em Artur Nogueira
Preço: R$ 20,00 inteira
Chegar às 19h45 em frente a réplica da estação ferroviária para saída até o local (Com saída da Réplica da Estação Ferroviária em Artur Nogueira) O espetáculo comporta no máximo 15 pessoas assistindo, e no final tem degustação de comida espanhola preparada durante a peça, por isso é fundamental reservar antes.
Contato para confirmação (19) 9711-3193 / 9106-9316 ou lainequeiroz@yahoo.com.br
Extraído de: http://eptv.globo.com/emcena/NOT,0,0,346713,De+balada+a+Movimento+Cultural+Brincantti.aspx