terça-feira, 30 de julho de 2013

Esta é uma das perguntas mais frequentes que ouvimos no nosso dia a dia. Pensando nisso vamos postar uma matéria interessante com algumas dicas que podem auxiliar quem está começando, ou quem ainda não encontrou seu modo particular de trabalhar. Afinal, se trata de uma questão muito importante no nosso ofício e deve, realmente, ser muito bem definida. Veja a matéria logo abaixo:

---

Quando assistimos a um ator em cena, tanto na TV quanto no teatro e no cinema, reproduzindo diálogos longos com perfeição, vem logo a pergunta: "Como ele faz para memorizar tudo isso?". Para matar um pouco essa curiosidade, o site do Vídeo Show vai atrás de algumas estrelas e descobre como elas fazem para decorar as falas de seus personagens. Cada um tem um ritualzinho diferente. Confira: 

O ator Pedro Malta revelou, durante os bastidores de uma entrevista para o quadro Por Onde Anda, do Vídeo Show, contou que tem como hábito passar seus textos de frente para o espelho. "Não gosto de pegar o texto muito antes. Normalmente, prefiro pegar no dia em que vou gravar a cena, acho que isso ajuda a soar mais espontâneo. E eu sempre gosto de decorar olhando para o espelho. Isso me ajuda muito. Não me importo se tem barulho no ambiente. Para mim, é tranquilo", conta o ator de 19 anos.
 
Pedro Malta só decora os textos de frente para o espelho

Malvino Salvador, Marina Ruy Barbosa, Mayana Neiva e Igor Rickli também revelam como normalmente fazem para decorar as falas de seus personagens. Não é tarefa fácil. Para quem sonha ser ator também, as dicas são válidas!

 "Para estudar, eu preciso estar muito concentrado. Gosto de ficar sozinho, não gosto de barulho. No local, só pode ter eu. Desligo o telefone e o celular. Primeiro, faço um estudo, faço as minhas anotações, de um modo geral. Acho que a primeira impressão é interessante estar anotada. Depois que eu passei tudo, dou uma nova estudada e descanso. Durmo um pouco, para dar uma refrescada, e volto a estudar. E aí, às vezes, quando eu tenho um número muito grande de texto, e estou muito cansado, sem muita paciência, gravo as minhas cenas. Fica melhor ouvir do que estudar no papel. Passo o meu texto escutando", explica Malvino Salvador, protagonista de Amor à Vida.
 
Malvino Salvador precisa de concentração para memorizar
 
"Vou direto nos verbos. Também grifo as intenções de falas diferentes com marcadores de cores diferentes, e memorizo através das cores. Mas, normalmente, começo pelos verbos. Ambiente com silêncio também é importante. Até decoro com um pouco de barulho, mas com silêncio faz toda a diferença", diz Mayana Neiva, a Charlene de Sangue Bom.

A atriz Mayana Neiva se prende aos verbos para facilitar

"Com o tempo, o cérebro vai se exercitando e vai ficando mais ágil. Mas, para mim, é sempre bom estudar um pouquinho antes de dormir e de manhã. Fico batendo o texto umas duas horas e, quando chego para gravar, sai. Em casa, fico no meu cantinho específico, onde gosto de ler, em silêncio. Às vezes, quando eu quero entender a cena mais emocionalmente, gosto de colocar uma música que remeta algumas coisas", avisa Igor Rickli, o Alberto de Flor do Caribe
 

 Para sentir melhor a emoção da cena, Igor Rickli coloca músicas

"Em casa, preciso ficar muito quieta para estudar bem. Quando tenho muito texto, pego alguém para bater comigo, para estudar comigo. Mas eu preciso sempre estar reservada. Não consigo estudar em lugares com muita gente. Dependendo da cena, escolho uma música para criar um ritmo, se for uma coisa mais engraçada, entende? Mas prefiro o silêncio, me escutar, falar alto, fazer os meus exercícios vocais sozinha. E antes de entrar em cena, me mantenho em silêncio, bato o texto com o ator e tenho as minhas rezas, tenho um mantra. Também entro sempre com o pé direito no estúdio, isso é fato", conta Bárbara Paz, a Edith de Amor à Vida.
 
Bárbara Paz mantém rituais pessoais que dão suporte ao trabalho

"Eu tenho facilidade para gravar as falas, tenho uma boa memória fotográfica. Eu dou uma olhada e já consigo lembrar direitinho de tudo na hora de gravar. E para ficar mais natural, costumo não pegar o texto com muita antecedência. Gosto de pegar no dia, sabe, para ficar mais natural. Eu leio assim que os capítulos chegam e, um dia antes de entrar em cena, olho as minhas falas e memorizo", revela Marina Ruy Barbosa, a Nicole de Amor à Vida.
 
Marina Ruy Barbosa diz ter vantagens ligadas à boa memória fotográfica
 
 

0 comentários:

Postar um comentário