sábado, 13 de julho de 2013

PEN.... PEEN..... PEEEEN

Tradicionalmente, antes de um espetáculo teatral começar, a campainha soa três vezes, mas por que?

A primeira versão vem do século XVII na corte do rei Luiz XIV. Segundo historiadores, o artista Molière dava pancadas para atrair a atenção das pessoas e informá-las que o espetáculo iria começar. Essas “pancadas de Molière”, como eram conhecidas, ocorriam três vezes: a primeira para informar que a carruagem do Rei foi avistada, a segunda para informar que o rei já se encontrava dentro do teatro e, por fim, a terceira sinalizava que o rei já estava pronto e que o espetáculo iria começar. Mas porque pancadas? Como na época não havia iluminação elétrica Molière fazia uso do som para que todos ouvissem e compreendessem que se tratava do início do espetáculo.

Porém, há quem diga que a origem dos sinais se deu na Europa devido ao mau comportamento da platéia. Primeiramente, as peças de teatro possuíam cenas feitas no início para impor o silêncio. Em 1.500, no período de Gil Vicente, esse pedido era feito por meio de gritos e, por fim, têm-se as “pancadas de Molière” que padronizou os sinais em três momentos divididos em: “Deve-se entrar na sala”, “Ocupe seu lugar” e “O espetáculo vai começar”.

1 comentários:

Mauricio Toledo disse...

Certas coisas parecem tão simples, mas carregam uma rica história..na vida também é assim...tudo que vivemos, conquistamos ou perdemos tem um porque.

Postar um comentário