O teatro de sombras ainda é uma modalidade pouco explorada no Brasil e abrange infinitas formas de apresentação através de recursos de luz e movimentação.
Apesar de quase não haver espetáculos dessa natureza em nosso país, esta é uma arte muito antiga, originária da China - de onde se espalhou para o mundo - sendo atualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países.
A origem lendária
Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.
No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
[Fonte]
Cabe ressaltar que o Brincantti utiliza em "Um Certo Dom Quixote" recursos dessa modalidade teatral.