sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Prédio de cerca de 150 anos, que já foi usado como hospital de guerra, abrigará a montagem “La Identidad”
PAULO CORRÊA - ARTUR NOGUEIRA - Jornal Todo Dia

Fotos: Divulgação


Um casarão centenário, afastado 10 minutos do Centro de Artur Nogueira, é o principal personagem da montagem coletiva “La Identidad”, criada pelo grupo teatral Brincantti. A casa antiga, que já serviu até como hospital de guerra, se transformará em palco e ao mesmo tempo protagonista da vida da família espanhola Garcia Martins.

A história dos imigrantes espanhois Carmen Dolores (Helou Nascimento), Jorge (Gustavo Caetano), Juan Federico (Cleber Augusto “Ket”), Joanita (Aline Regla) e Pepe (Celso Lauro) busca retratar as dificuldades e o legado cultural deixado pelas famílias espanholas na formação cultural da cidade. A peça estreia dia 20, em Artur Nogueira, mas antes participa da Mostra Projetos Ademar Guerra, em São Paulo, segunda-feira.

A opção por encenar dentro de um casarão antigo foi do grupo. O objetivo era recriar a atmosfera da época, com móveis antigos, figurino do século passado e também retomar costumes. A preocupação em recriar cenas mais próximas possíveis da realidade também levou em consideração a fala dos personagens. O “portunhol” é a língua oficial da peça, que funciona como uma espécie de divã para os atores do grupo.

“A ideia do espetáculo surgiu quando quisemos encontrar a nossa identidade como pessoas e como atores. Sentimos que, mesmo depois de tantas peças juntos, não tínhamos nos encontrado como grupo e por meio da orientação técnica do projeto Ademar Guerra (programa estadual de fomento do teatro amador) conseguimos entender essa necessidade”, contou Elaine.

A catarse coletiva dos atores foi orientada pelo diretor Sebastião Bocchi Prince, do projeto Ademar Guerra, e durou mais de três meses. Os atores mergulharam numa investigação histórica sobre a origem da cidade. “Mas o mais importante foram as entrevistas com as famílias descendente de espanhóis. A partir dali, conseguimos criar histórias fictícias e construir uma narrativa para a peça”, conta Elaine.

Com pitadas de humor, o drama, que também é pontuado por música, só pode ser visto por 15 pessoas de cada vez. As principais cenas se passam em dois cômodos do casarão. A temporada da peça se estende até janeiro no casarão e para conseguir ingressos é necessário entrar em contato por e-mail para garantir a entrada.

O grupo Brincantti nasceu em 2004 e se consagrou com a peça “O Mistério de Irma Vap”, ao ser selecionada para o Mapa Cultural Paulista, e mantém em seu repertório as peças “Um Certo Dom Quixote” e “O Castelo de Mulumi”. Mais informações sobre a peça basta acessar o endereço www.brincantti.blogspot.com ou entrar em contato pelo telefone (19) 9711-3193.

0 comentários:

Postar um comentário